A Cidade da Criança é um parque de diversões brasileiro localizado no centro da cidade de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, atrás dos antigos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. É o primeiro parque temático do Brasil e da América Latina, a tendo sido um empreendimento bastante ousado para a época e que atraiu muitos turistas para o município. Foi aberto em 10 de outubro de 1968.
Era dividida em três áreas temáticas, sendo uma delas totalmente voltada para a Amazônia, contendo uma réplica do Teatro Amazonas, da Ferrovia Madeira-Mamoré e diversas outras figuras características da região. Entre suas atrações mais famosas estavam uma réplica de submarino (com 2,75 milhões de litros de água que é o primeiro equipamento do tipo no Hemisfério Sul e o terceiro parque no geral com essa atração), um avião, o Minhocão (montanha russa), a Casa Maluca, entre outras.
Foi construído, nos anos 50, como estúdio para gravação da telenovela Redenção, da TV Excelsior. Mesmo depois do fim da telenovela, em 1968, as visitas à cidade cenográfica continuaram. Esta também foi a primeira cidade cinematográfica brasileira.
O terreno e área construídos para gravação da novela Redenção foram tombados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural em 1990